apoio cultural poderá ser realizado por entidades de direito privado e de direito público.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Lançamento da Abraço RJ chega para fortalecer o movimento

O movimento formado por rádios comunitárias do Rio de Janeiro ganha força com a fusão da AFARC e ABRAÇO. O grande ideal é tornar o processo de reivindicação dos seus direitos à comunicação mais abrangentes e justos. As emissoras organizadas em torno da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que agora ganha uma representante no Rio, a ABRAÇO RJ, pretendem ir às ruas e pressionar de maneira mais forte o Ministério das Comunicações que é o órgão responsável pela análise dos pedidos de concessão de outorgas. O Evento de lançamento da Associação no Rio, acontece no próximo dia 19 de dezembro de 2008, às 18h, no Palácio Capanema, Rua da Imprensa, 16, Centro do Rio. Estão sendo esperadas cerca de 500 rádios comunitárias .

No evento serão apresentadas as diretrizes da nova diretoria eleita este ano e já alguns projetos em andamento como o site de serviços, novidades da legislação e orientações para as rádios associadas. O evento vai contar ainda, com a presença de estudiosos em comunicação como a professora Patricia Saldanha que coordena a cadeira de Comunicação Comunitária da Estácio de Sá de Niterói e Tião Santos, escritor e um dos fundadores da primeira rádio comunitária do país, (Novos Rumos FM).


Para Adaucto Rodrigues – secretário-geral da Associação, a incorporação do nome ABRAÇO dará mais força ao movimento, pelo seu peso nacional. “Temos uma grande missão de lutar pela garantia da democratização da comunicação em nosso país, através da nossa ação regional, de forma ordenada. Tivemos algumas decepções com os governos que passaram por aqui, mas ainda não podemos perder o otimismo. O nosso momento é de convergência de esforços no sentido de possibilitarmos a mudança da atual legislação federal (lei 9612/98), que efetivamente constitua um avanço do Movimento de Radiodifusão Comunitária, pois o governo está chegando em sua reta final e as coisas não mudaram quase nada. O momento ,no entanto, é de esperança”, destaca Adaucto. A Sede da ABRAÇO RJ fica à Avenida Presidente Vargas, 962, sala 502, Centro do Rio de Janeiro. Tel.: 2233-4887.

SERVIÇO:

Lançamento da Abraço RJ

DIA: Sexta-feira, 19 de Dezembro

LOCAL: Palácio Gustavo Capanema:

Rua da Imprensa, 16, Centro, RJ.

HORÁRIO: 18h

18h30min: Abertura

  • Composição da mesa com os diretores Adaucto e Carlito

Por: Vinícius Lima

  • Apresentação da exposição de motivos do novo nome.

Por: Calito Vieira – diretor administrativo-financeiro

  • Apresentação das novas diretrizes da Abraço;

Por: Adaucto Rodrigues – secretário geral

  • Apresentação do site;

Por Vinícius Lima

19h: Palestra

Movimento de rádios comunitárias no país:

Palestrante: Patricia Saldanha – professora

19h30 – Perguntas do público

19h50min: Apresentação

Fala de sua participação no livro - Violência Urbana e as rádios comunitárias: Sebastião Santos – Rede Viva Rio de Rádios (REVIRA)

20h20 - Perguntas do público.

20h40min: Fechamento:

(coquetel) “Democratizar a comunicação


Para democratizar a Sociedade”.




Assessoria de Imprensa


Dine Estela

Tel.: 8570-8347

dinestela@gmail.com

abraco.rj@gmail.com