apoio cultural poderá ser realizado por entidades de direito privado e de direito público.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

RELATO DA PLENÁRIA DA FALE RIO DE 02 DE ABRIL .


   1.      Compareceram 16 companheiros e companheiras, à nossa última plenária, na noite de 02 de abril, no auditório do Sindicato de Jornalistas do Município do Rio. O grupo optou por fazer uma discussão de balanço do nosso movimento, sobre os desafios de mobilização das entidades e ativistas, o funcionamento da própria Coordenação e das plenárias, além de tratar dos próximos encaminhamentos. Além disso, foram socializados os informes sobre as reuniões que a Coordenação do  FNDC teve com MiniCom, EBC e SECOM-PR, que a AMARC teve com o MiniCom, e outros informes sobre o seminário da FRENTECOM sobre ‘Regulação da Comunicação Pública’, o caso da TV Comunitária de Niterói (Ação na Justiça), eleição na TV Comunitária Rio, a organização da II Confecom da Baixada, os desdobramentos da manifestação em frente ao Clube Militar, e reuniões preparatórias da Cúpula dos Povos..

2.      Na discussão mais geral sobre a mobilização e organização do nosso movimento, foram apresentadas várias propostas e sugestões. Foram aprovadas as seguintes propostas:

ñ  Convocação de uma ampla plenária para o próximo dia 16 de abril, 19 h, no auditório do SJPMRJ, como dois pontos principais de pauta: a) Discussão da proposta de campanha nacional a ser organizada pelo FNDC e demais entidades nacionais, para a qual está sendo convocado o seminário “Desafios da Liberdade de Expressão’, para 04 de maio em S.Paulo; b) Discussão da estratégia a ser articulada com a Frente Parlamentar pela Democratização da Cultura e da Comunicação na ALERJ, para a tramitação e aprovação do substitutivo do PL sobre Conselho de Comunicação Estadual. A convocatória desta plenária conterá como anexo o convite para o seminário do FNDC e o texto-base sugerido para a campanha.
ñ  Orlando Guilhon ficou responsável por redigir o relato desta reunião e a minuta de convocatória para a plenária de 16 de abril.
ñ  Rodrigo Mathias ficou responsável por consultar o Dep. Robson Leite sobre a possibilidade de agenda para participar da plenária de 16 de abril, com o foco na estratégia do PL sobre Conselho Estadual de Comunicação.
ñ  Bruno Cruz se disponibilizou para assumir a tarefa de coordenar as finanças da FALE RIO: abrir conta bancária, estabelecer uma proposta de cobrança de taxas associativas, propor procedimentos e prazos de cobrança/pagamento, etc. Igualmente, Bruno se responsabilizou pela redação de proposta de panfleto para o 1o. de maio.
ñ  Theo Rodrigues se disponibilizou para ajudar mais nas tarefas de atualização de conteúdo do nosso site/blog, e da inserção do nosso movimento nas redes sociais.

       3. Outras propostas que foram apresentadas, e ficaram de ser aprofundadas em nosso debate
           interno:

ñ  Convidar sempre personalidades (parlamentares, acadêmicos, lideranças sociais) para apresentar algum tema interessante em nossas plenárias, como forma de ajudar na mobilização.
ñ  Organizar a plenária de tal forma a limitar o grau excessivo de formalismo: se possível, dispor a plenária num grande círculo, disponibilizar os principais informes via lista na web para evitar tomar muito tempo da plenária, incentivar uma maior participação dos ativistas e entidades presentes na plenária e menos falas da mesa coordenadora.

ñ  No caso do nosso site/blog, priorizar a produção de uma ‘revista eletrônica’ semanal, com artigos, matérias, entrevistas, etc.
ñ  Organizar uma agenda de eventos e atividades relacionados ao nosso movimento: seminários, debates, panfletagens, atos, etc. Proposta de organizar ao menos uma atividade de rua mensal, mesmo que seja uma simples panfletagem com alguns ativistas. Outra proposta: organizar um seminário no Clube de Engenharia (2o. semestre?). Outra proposta: organizar seminários por setor/movimentos, por exemplo um seminário com o foco no movimento sindical (centrais, federações, sindicatos). Atentar para datas e eventos importantes, como 1o de maio, Cúpula dos Povos e Rio + 20, Eleições  Municipais.
ñ  Garantir uma ação mais efetiva da Coordenação: potencialização da nossa lista de discussão, com maiores trocas de informações, distribuição de tarefas entre os membros da Coordenação, reuniões presenciais mais frequentes.
ñ  Indicar sempre um responsável por fazer a ata/relatório das reuniões (de Coordenação e Plenárias), e divulgá-las nas listas da web, como forma de manter todo o movimento bem informado sobre o andamento das lutas e iniciativas em curso.
ñ  Fazer novos materiais específicos para divulgação do movimento, tais como boletins, panfletos, etc.
ñ  Dentro das possibilidades, retomar a proposta de ter uma secretaria fixa do movimento, com um estagiário disponível para as tarefas de mobilização e contato com as entidades.
ñ  Retomar as articulações das Frentes Parlamentares, Estadual (ALERJ) e Municipal (Câmara Rio), agendando novas reuniões, envolvendo um número maior de parlamentares, etc.
ñ  Participar mais de outros espaços aonde os temas do nosso movimento são debatidos. Exemplo: as reuniões do Conselho Consultivo da ANATEL (próxima reunião em 27 de abril, sobre o tema ‘Cidades Digitais’, em Brasília), matérias para o boletim “Nossa Opinião’ e revista do Instituto Telecom, reuniões do GT do Clube de Engenharia (às 11h das sextas).
ñ  Preparar nossa participação e intervenção nos eventos da Cúpula dos Povos e Rio + 20, articulando iniciativas em conjunto com o pessoal do Fórum de Mídia Livre e do GT de Comunicação do evento.
ñ  Buscar envolver a Coordenação e principais ativistas da FALE RIO no processo de convocação e mobilização para nossas plenárias e atividades, comprometendo cada um com contatos mais pessoais e diretos com lideranças de entidades, instituições e movimentos.

Coordenação da FALE RIO